quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Capítulo 1 - O problema de Sócrates

Está mais do que evidente a crítica de Nietzsche aos sistemas metafísicos de Sócrates, Platão e companhia! Os metafísicos fazem o mesmo juízo de valor sobre a vida: que ela não presta. E criam um sistema que tende sempre a negar a realidade, a vida e os instintos naturais do homem.
Nietzsche critica a dialética, mas o que me parece é que ele critica mesmo é a finalidade com que a dialética foi utilizada por Sócrates, um instrumento do oprimido para refutar a vitória do maior, do mais forte (é o que ele diz).

Eu penso que a dialética seja um instrumento bom para entender a realidade, já que nada é como Parmênides disse: É ou não é! Tudo está em um processo contínuo de mudança, portanto, a dialética, neste sentido, seria a forma mais acertada de entender as mudanças.
Não estaria discordando de Nietzsche neste ponto, estaria? Acredito que não! Tomara! Apesar que se estiver agindo assim... Foda-se! Ele está morto mesmo! rsrsrsrs!

Nitzsche é mesmo o cara! Uma frase que sintetiza o que ele pensa sobre Sócrates e todos os seus discípulos doentes é:

"[...] Estar obrigado a lutar contra os instintos - essa é a fórmula da decadência: enquanto a vida é ascendente, felicidade e instinto são idênticos." p33

Sócrates fez com que todos recorressem à razão em detrimento dos instintos. Vejo que essa é a crítica essencial do primeiro capítulo do livro!

"Sócrates não é um médico, cochicha ele para si mesmo: a morte é o único médico aqui... Sócrates esteve somente doente por muito tempo." p33

Um comentário:

  1. Olá!

    Sabe Dani, tenho pensado muito em algo que acho que casa perfeitamente com seu artigo, é o seguinte: a razão nada mais é do que uma maneira de “justificar” os instintos, não vou escrever muito sobre isso porque ainda estou ruminando esta idéia. Mas assumindo esse ponto de vista razão e instintos não estariam tão distantes assim.
    Pensa nisso, quem sabe com sua ajuda eu consiga refletir melhor sobre o assunto.

    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!