sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pressupostos de uma Tragédia!




Tenho percebido ultimamente algumas coisas que me provocam náusea abundante. Não posso mais impedir meu corpo de tentar expulsar dele o que lhe causa o mal.

O vômito é a reação mais violenta do corpo humano, a meu ver... É, entretanto, a mais saudável!

Sim, isso tudo tem a ver com a filosofia mesmo! Bem aventurada esta filosofia que me abriu os olhos! E não somente a filosofia, mas todas as circunstâncias, todas as pessoas que me ocorreram, todas as coisas boas, más e aquelas que são indefiníveis. Tudo colaborou para que o meu copo interior fosse se enchendo cada vez mais de bolo alimentar mal digerido, suco biliático e outras enzimas!


Sim, eu mudei muito também, mas quem é que não sofre as mutações do tempo?
Errei demais, acertei muito também, e não tenho vergonha disso.
Confesso também que, de fato, o pensamento que os outros possuem de mim me atordoam, pois fazem juízos sobre mim, que eu mesmo não posso fazer. Eu vivo no meu corpo, mas ele me escapa o tempo todo. E apesar de eu ser eu, sendo também dono de mim e responsável por todas as cagadas que eu fiz ou fizer, infelizmente eu não posso controlar o que as pessoas pensam sobre mim, mesmo reconhecendo elas mesmas que não podem nada sobre meu corpo ou sobre quem eu sou.
Eu reconheço, entretanto, que sou influenciado por tudo e por todos de fora, e que meu mundo foi determinado antes por aquilo que me deram, tanto sobre o mundo quanto sobre as próprias pessoas. Eu só sei que meu mundo é humano, pois um humano me apresentou a linguagem humana, o mundo humano. Talvez eu fosse feliz se me tivesse criado em meio a lobos...


Dolorosamente eu tenho que aceitar que estou nesta sociedade, participo dela e vivo em comunidade. Tenho, portanto, que aceitar algumas dessas regras mais imbecis e escravizantes que ela me impõe para permanecer dentro dela.
Não deixo, porém, de sentir uma repulsa toda vez que me ponho a pensar sobre esta tragédia, pois eu carrego em mim as estigmas de minha espécie: preciso desta merda de sentimento de pertença!


E, para além de todos estes pedaços de pão revirados com suco gástrico, eu assumo que o mundo se apresenta para mim como algo totalmente incoerente, nadificante, solto no espaço oco! Não sei por que diabos estou nessa existência infeliz, não faço a menor questão de saber se há alguma droga de missão para mim, pois eu nunca pedi a deus qualquer (que exista ou não) que me desse uma ‘oportunidade’ de vir a ser alguma coisa!

Na verdade, eu não devo nada, não tenho que ser nada. O simples fato de existir não é pressuposto suficiente para que eu deva me tornar algo, “ser alguém na vida”.
Depois de tudo o que eu aprendi com a filosofia, notei o seguinte: o homem é um ser simbólico. Ele é simbólico, por que não pode ter um contato imediato com a realidade, ele é incapaz desta façanha! Ele precisa de representações que são imagens mentais que ele e sua cultura fazem para entender o mundo. Estas representações são apenas representações, nada mais, contudo, nós, humanos, defendemos que sejam providas de substância e essência, das quais não se pode duvidar nem sequer questionar.

Quer dizer, eles criam imagens sobre o mundo e acreditam piamente que estas imagens sejam reais! Não são! São apenas representações, abstrações bizarras de uma espécie que vive no completo desespero de existir, saber que existem, pensar sobre sua existência, mas sem encontrar porra nenhuma de sentido pra suas existências patéticas e ridículas.

Perdemos até mesmo para bactérias que são capazes de se auto-reproduzir! Mais ainda, nós não nascemos prontos! Se uma mãe humana deixar seu filho jogado-aí em qualquer lugar, essa criancinha amaldiçoada morrerá certamente a menos de 15 minutos depois de vir a esta luz infernal! Uma criança humana precisa ser pajeada o tempo todo, e, depois de crescido, ter atingido a vida adulta, esta miserável criatura já se acostumou a ser amada, cuidada e protegida... E passará a defender estes elementos e a ensiná-los a todas as outras criancinhas que nascerem!

Não, não acabou!

Esta minha reclamação, este meu vômito se constitui de palavras e linguagem que são todas elas fruto do ‘progresso’ de uma espécie que se pretende o centro de tudo, a razão medidora das colunas do Universo! E esta é mais uma angústia minha que se acrescenta às demais... Esta espécie humana nojenta e repugnante que não passa de um sonho intersticial entre seu nascimento e sua morte!
Eu me revolto, eu me debato como um inseto preso dentro de um copo de vidro que não sabe distinguir os limites do vidro, mas que percebe a solidez do copo por meio das violentas pancadas que dá com seu corpo tentando se livrar, procurando respirar ar livre!

Sabendo de tudo isso – e sabendo também que nem todos concordam com isso – o que mais transmuta meu humor em ácido sulfúrico é saber que existem algumas pessoas que partilham desta mesma alegria... É conhecer pessoas que partilham desta mesma felicidade, mas que vivem como qualquer outra pessoa! Quer dizer, teoricamente essas pessoas detestam a sociedade, suas normas e suas regras, procuram por liberdade, buscam-na arduamente, mas fazem isto apenas a nível teorético, ou seja, ficam apenas na punhetice descarada do discurso, mas não vivem o que pensam!
Não há diferença alguma entre uma pessoa que ama a sociedade e uma que a detesta, ambas participam da sociedade... O que me emputece é ver que também estas pessoas não são coerentes com o que pensam e se submetem às regras, às normas, aos tabus e a todas as prescrições higiênicas da comunidade apenas por que lhes interessa!
Foda-se! Cada um sabe o que faz de seu discurso e de sua vida... Mas uma coisa eu não aceito: não venha com moralismo pra cima de mim, seu filho de uma puta do inferno!

Coerência? Quem pode falar neste absurdo!? Não há coerência no mundo humano! Então... Não, você também não precisa ser coerente, certo? Coerência é coisa de louco!


Minha verdadeira vontade é isolar-me completamente, contrair-me em mim mesmo... Mas que posso eu fazer contra esta coisa biológica que há em mim? Esta coisa que grita por expansão, que grita por liberdade, que vocifera a ascendência?
Devo eu me afastar de todas estas pessoas repugnantes para tornar-me puro? Não! Isso é coisa de santo! Devo tentar abrir os olhos das pessoas? Não, cada um tem o direito de ir vir onde quiser, e isso é evangelização (uma outra coisa que me dá ânsia)! Nada me garante de que eu esteja realmente certo no que penso... O que eu posso fazer? NADA! Absolutamente nada!

E eu quero ver quem é capaz de confessar suas verdadeiras angústias, de olhar pra cara da assombração que fica embaixo da cama, atrás da porta, no corredor escuro ou em qualquer lugar e dizer bem na cara dela: vai tomar no seu cú!

Experimentar fazer isso antes de lançar alguma condenação contra esta porcaria deste texto que eu escrevi durante a minha angústia mais amável (e eu a amo, não é ironia! Amo este meu lado obscuro) Quero ver quem consegue olhar para o seu próprio abismo e rir! Quem mais ousa fazer isso? Fazer... Não, você não deve fazer nada!

Vamos dar as mãos e orar: Aceitemos nosso destino e amém.

Oi? Se eu sou pessimista? Não! São os seus olhos!...
Babaca!

6 comentários:

  1. num precisa xingar o seu leitor... :P

    olha...
    realmente é tudo uma merda. Mas oq podemos fazer? Ficar revoltados... mas - pelo menos na minha opinião - me revoltar não vai mudar as coisas.. nenhum pokinho. E como não temos como dixar de ser humanos... vamos tornar essa existência ridicula, o mais agradável possivel XD ! E dakele jeitinho sutil, gritar nossas angustias... no meu caso somente a musica, num sei vc, mas lá eu sou livre ^^.. se levarmos em consideração, schoenberg, schafer, russolo, partch e companhia limitada...

    fala sério, não existem muitas palavras pra expressar as coisa... por mais q o portugues seja uma porra de idioma complexo... ainda n eh suficiente. Então pra mim, é no tatame q sou livre... na musica q me expresso.

    Pq se eu for pensar nas indignações q tenho.. vou gritar sem parar, e viver como andarilha, prisioneira da minha propria loucura... e lá, acredito q soh haja o caos...
    sou um ser humano confesso. Prefiro o amor e o calor de um abraço, mesmo q ambos sejam facas de dois gumes.. prefiro arriscar.

    Te Adoro dani!! :P

    ResponderExcluir
  2. Muito bom comentário, Lita! Não vou te xingar não! kkkk

    Viu, é isso mesmo que vc falou, mas eu encontrei na escrita essa forma de tornar minha existência mais agradável. Meus textos não chegam a ser poesia, talvez uma antipoesia... de qualquer forma eu a tomo como arte, e, por isso, capaz de me dar uma sublimação pra minhas angústias, tanto que eu escrevi e fiquei mais calminho... rsrsr!

    obrigado pelo comentário, e sim... eu também prefiro o amor e o calor do abraço mesmo que sejam facas de dois gumes! bjão!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. bom primo.
    voce sabe que acredito em Deus,mas nao quero enfiar Ele em sua goela abaixo,pois posso provocar mais vomitos,rsrs.
    é uma reflexão muito existencial e concordo contigo na maior parte. A sociedade é uma porcaria cheia de regras,normas,mas o ser humano como voce disse é necessitado,mostra isso quando fala das crianças. é isso ai,somos necessitados até o dia da morte. Necessitamos de regras porque tem um monte de gente que é lerda das ideias e nao sabe viver sem uma regra que nos é inerente e está inserida em nossos coraçoes. E existem as regras (tabus) que só o tempo vai derrubando,mas outras virão,rsrsr. Isso é vida.
    Adorei o comentario sobre a evangelização,rsrsr.
    Não tem jeito todo filósofo no fundo no fundo evangeliza,rsrsrsrs.
    Abri os olhos do meu povo - Jesus Cristo. rsrsrs.
    Olha pra historia,coisas boas aconteceram. olha eu,sou mulher e to aqui conversando com um homem,to estudando,fazendo faculdade. Tanta evolução e involução também. Esta é a porcaria da vida. Ame ou deixe-a.
    Mas se deixa-la quem vai escrever um texto como esse? Quem vai abrir os olhos das pessoas?
    Porque abrir os olhos significa abrir so.
    O que a pessoa vai fazer é problema dela e continua sendo direito de ir e vir.
    Realmente voce e todos nos nao temos que ser nada,kkk,mas vamos ficar fazendo o que aqui? coçando??? Missão voce tem e já ta cumprindo,rsrs,pode ficar bravo,kkkkk.
    Só o fato de achar que a sociedade é uma porcaria e escrever este texto já mostra que entrou na ideia de missão,pois quem ta aqui e acha que tudo tá certo nao entendeu a dinamica. pra mim a evangelica,crista,pra voce a existencial,filosófica.
    pensamos diferente no modo de viver,mas igual em algumas revoltas,rsrsr.
    Lembra o cara da biblio? Se vc nao tivesse la´nao saberia do que ele falava,desconheço religiões,ou melhor seitas doidas,rsrsr.
    e voce me faz questionamentos ótimos,rsrs,quem sabe nao seja sua missão?? kkkkkkkk
    fazer os outros pensarem,(evangelizar) kkkkkkkkkkkk
    adorei o texto.muito bom mesmo. Tem coisas que prcisam de mudanças radicais nessa sociedade.
    Arghhhh!!! dá nojo mesmo,vontade de vomitar.
    queria escrever mais,porem ja me alonguei muito. deixa pra proxima.
    abraços Regiane

    ResponderExcluir
  4. Caramba Regiane! Curti pra caralho seu comentário! De verdade! Eu já tive uns lapsos deste tipo: "pode ser, então, que minha missão seja esta, duvidar de tudo e fazer outros duvidarem!" Vai saber, né? kkkk

    Obrigado pelo super comentário. Fique sempre a vontade para escrever mais! bjão!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!!
    Lendo este texto pensei na minha falsa ideia de que estou sozinha em meio a esse turbilhão de incoerências insanas. Você está ao meu lado, meu amigo, e isso não tem preço (aliás, o que realmente importa não pode ter preço, não pode ser trocado por nada, né?).
    A minha angústia me empurra pro abismo também, mas você sabe que ele não me assusta, junto com toda a crença estúpida foi embora o medo de ficar sozinha porque temos que valorizar a nossa própria companhia. Mas, mesmo assim, há momentos em que não posso dispensar a presença de amigos como você.
    Obrigada por fazer desse mundo louco comigo!

    Sandra

    ResponderExcluir
  6. É, camarada, Sandra! Como diria o Grego: "Estamos todos fudidos!"

    Ainda bem que estamos juntos nessa!

    valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!