sábado, 23 de janeiro de 2010

Fungos... Bactérias... Liberdade... Terra, demasiadamente terra!

Esses dias eu estava pensando nesta palavra. HUMANO!

Por que raios nós - estes seres tão arrogantemente colocados acima das outras animálias - nos nomeamos como HUMANOS?

A raiz de tudo (ou ao menos desta palavra) está ligada a HUMOS! Humos é uma palavra que está relacionada à terra, ao que provém da terra.
Assim é que passamos a ser chamados de humanos, ou: os que provém da terra, do humos. Ou: os que são feitos de terra!

Se contradizem, então, todos estes que afirmam que somos seres que devem povoar o céu, pois não somos seres do céu, somos seres "húmidos", somos seres da terra, somos SERES HUMANOS!
E eles deveriam saber disso, pois até na sua mitologia se diz que homem é ADÃO, que, na raiz hebraica, é terra!!!

No fim, somos todos fungos bacterianos úmidos e pensantes feitos de terra ! há há há!

A palavra HUMILDADE também tem a mesma fonte... HUMOS!!! E, ao contrário do que pregam os negadores da vida, a virtude da humildade nada tem que ver com aquela figura macabra de sofrimento, de decadência, de... rebaixamento. A terra é o único lugar que, até onde sabemos, possui vida! E vida é ascendência, a vida é um jogo de forças querendo viver, querendo dançar...
Humildade então deve estar relacionada, neste contexto, com a virtude de um guerreiro e não com a de um escravo, servo ou beato qualquer!

Tá bom, já vou explicar por quê!

Se um guerreiro tiver que escolher entre lutar até à morte ou se tornar escravo, escolherá lutar até morrer, pois não se afeiçoa à escravidão. Ser livre é uma questão de vida, jamais de morte. Enquanto há vida, há possibilidades de ascendência, de liberdade, de criação...

É assim também que morre a mosca que eu prendo dentro de um copo, que se desespera toda dentro do copo, que não se CONFORMA, que não aceita a forma do copo, que não aceita a limitação do copo, que não aceita ser presa.
Também os pássaros selvagens nas gaiolas que morrem debatendo-se. Esta é a virtude da vida, que é a virtude da terra, que é ascendência, que é vontade de viver, que é VONTADE DE POTÊNCIA! Que é Humildade e HUMOS!

Por que diabos o homem, chamado HUMANO, se deixa escravizar, se entrega ao carrasco, se dispõe à servidão? Mesmo que seja aprisionado e permaneça aprisionado... Não deveria ele se debater como as outras animálias - sobre as quais se diz superior - mesmo que isso lhe causasse a morte? Não pareceria ao verdadeiro HUMANO que apenas a expectativa de não ser livre lhe causaria tanto medo quanto a própria morte?

Para que haja a vida é necessário que haja um jogo de forças, uma luta contínua. Viver é a função de todo ser vivo, é o desejo de todo o ser que vive, viver é pulsão!
E todos os seres vivos da Terra vieram da terra!!

(tudo bem, alguns vieram da água! Ah, deixa de ser tesoura, vai? ... Você tem que considerar que a água também está na terra e que é elemento principal do humos, se não fosse assim também não conheceríamos a palavra UMIDADE! Há!)[pequena divagação]

Agora é que podemos dizer e pensar numa ética mais humana. Esta ética humana só pode estar relacionada à terra, às coisas terrenas (que para os rebanhos ovelhosos são coisas baixas possuidas de mal! - Claro, pois acreditam serem celestes, mesmo sendo fungos como nós. E não podemos esquecer que também a árvore cresce para o mal, quer dizer, para baixo...)

Aí é que eu desisto de todos estes congressos filosóficos sobre ética e teologia, ou de ética "teologal" que ficam propondo éticas espirituais, que mascaram esta idéia de que somos seres hierarquicamente dispostos acima dos demais seres, de que somos potencialmente maiores e melhores que eles, que somos o centro do universo, o umbigo do cosmos e que fomos criados para um propósito maior, e que o objetivo do humano é o céu, o além, o porvir!
NÃO!!! O destino do HUMANO é o HUMOS! O destino do humano é a terra.
Os braços da terra nos aguardam, é o destino de todos os que dela sairam!

Resta que cada um de nós decidamos agora se queremos aceitar nossa condição: este humano, demasiado humano... terra, demasiada terra!

(Apesar que... Uma pessoa pode alimentar a ilusão de que é um extraterrestre durante toda a sua existência. No final ela vai morrer e vai habitar a terra de onde todos nós viemos e para onde todos nós voltaremos!)

Há! Se fudeu!

11 comentários:

  1. E a Terra agradece te fazendo útil na reciclagem da única coisa que improta: a vida.... seja ela desgraçada ou não, pois não é graça, é luta, potência, ascendência e tolerância na alteridade...

    Abraços irmaooooooooo

    ResponderExcluir
  2. que bichisse é essa de "aprovar" comentários? pára com isso hein rsrs gosto de ver na hora rsrs vou dormir...

    ResponderExcluir
  3. hahaha! Pode deixar que eu vou mudar já já! É a sensação de poder, sabe? Ao menos no blog eu quero ter a sensação de que eu posso controlar alguma coisa, porra! hahahahaha

    abração, ow seu energúmeno! hahaha

    vai dormir, então, vai! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Lembro-me do discurso de formatura de uma determinada pessoa dizendo que nós temos que ser humildes e aceitar com resignação as dificuldades da vida.Tudo bem, algumas coisas na vida "são como são" e não há muito o que fazer, mas aquilo que pode e deve ser melhorado a gente tem que lutar para melhorar sim.Você tem razão.

    Agora, uma dúvida crucial:por que no marcador do seu texto está escrito "bolo de cenoura"?
    Brincadeira.Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto Fungos, bac...... adorei seu blog. Não sou muito ligado nisso, mas sou muito ligada nos meus amigos. Vou comentar mais tarde, agora as "premências" da vida me chamam e eu tenho que atende-las ( mais uma das prisões do espírito? )Mas esse texto é muito reflexivo e "abre portas" para a verdadeira liberdade; a do pensamento! Minha mãe ( super, super, super! ) dizia que Deus fez uma coisa maravilhosa; o que vc pensa só vc sabe, só compartilha se quizer e com quem quizer... Obra de Deus ou não, nossa capacidade de pensar nos dá a gaiola e sua chave. Pensemos nisso. Agora vou...Bjão

    ResponderExcluir
  6. Realmente os homens se deixaram levar pelo devaneio de q pertencem aos céus e devem repudiar a terra. E isso se reflete em todo o descaso com o planeta e a degradação q vemos nele, me lembro da Carta do Chefe Seattle, não sei se vc conhece.O repúdio pela terra gera tbm um profundo desprezo por si mesmo, pois não dá pra não se ver como habitante da terra, feito de terra e dependente da terra, isso gera uma contradição interna no ser humano e um sentimento de culpa e falta de sentido, pois as respostas q temos aki não são suficientes pra sanar a loucura de sermos habitantes dos ceus.Muito boas as suas considerações, abração!!! Ass: Augusto

    ResponderExcluir
  7. obrigado, yara, pelo comentário. Concordo com o que você disse: a capacidade de pensar nos dá a gaiola e a chave ao mesmo tempo. Você abre uma gaiola, mas acaba caindo dentro de outra. Em cada resposta, uma nova pergunta... ad infinitum.

    ResponderExcluir
  8. Conheço essa carta sim. Utilizamos ela num trabalho na faculdade, nossa amiga Michele Sinder que a leu.
    Infelizmente, parece que a indústria cultural, a mídia, as instituições (políticas ou religiosas) alienaram o indivíduo de si mesmo... Além da produção doentia de mercadorias, a máquina produz hoje, também, esquizofrenia em todos os seus escravos!

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei se entendi o "e.." do carlos pires. Mesmo assim, obrigado por ter aparecido aqui.

    Não sei se este "e..." deve significar algo como: "e... qual o sentido disso?" ou outra coisa. Bom, se for o primeiro, eu não tenho certeza se a vida faz algum sentido e, neste caso, nos resta rir dela.

    Mas, mesmo que não haja um sentido pra vida (ou pra este post meu), resta cria-lo.

    Eu quis, através da postagem demonstrar que podemos reinventar os valores que norteiam o humano, se entendermos o humano como este habitante da terra, feito de terra, com instintos animais próprios da terra.

    Um pouco de irracionalismo, acho.

    Todos nós temos cães selvagens dentro de nós. Todos os que pretendem se libertar, abrindo as portas de suas próprias prisões, uma hora ou outra vai libertar os cães selvagens... este animal que todos tentam esconder.

    ResponderExcluir
  10. Aceitar com resignação é mesmo uma atitude de OVELHAS! E, sabe... ovelhas precisam mesmo de um pastor, pois são burras, vivem correndo por aí, sem nem mesmo desconfiar dos perigos fora de seu pasto, sem nem mesmo desconfiar dos prazeres fora de seu pasto.

    Então, caro SALIERI, sim, OVELHAS precisam aceitar com RESIGNAÇÃO as dificuldades, elas devem emudecer-se mesmo...

    Quer dizer, ovelhas sequer podem falar, ficam berrando feito loucas!!!

    (Mas sempre haverá ovelhas negras em todos os pastos, estas não se resignam...)

    abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!