quarta-feira, 7 de julho de 2010

TANTO FAZ!

Saudações, terráquios!

Cada vez mais eu me convenço de que: tanto faz!

Deus existe ou não? Eu sou irracionalista, pessimista ou existencialista?
Você é evangélico, católico ou pagão?
Gosta de música clássica, rock, contemporânea ou funk?
Para cima ou para baixo? Azul ou vermelho?

TANTO FAZ! Dá tudo na mesma merda!

Eu nasço, eu vivo, eu morro!
Todos estão fadados a este tédio!

O que resta a cada um é fazer o que tem que ser feito... E aí tenho que concordar em gênero, número e grau com um dos poucos escritores da bíblia que leio e releio sempre:

"Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.
Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?
Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.
Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.
Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.
Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.
Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.
Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.
E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.
E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.
E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol." Eclesiastes 2: 1-11


Eu, sinceramente, não acredito na Bíblia como se ela fosse um livro sagrado onde um Ser Poderoso pudesse se revelar (e essa é uma opinião minha, respeito o direito de cada um a terem suas próprias crenças), mas, depois de ter lido ela inteira por três vezes, e por sempre reler algumas coisas (assim como releio sempre que posso o livro Anticristo, de Friederich Nietzsche!), tenho que reconhecer que o livro de Eclesiastes é de uma sabedoria imensa!

A única coisa extramamente repulsiva que eu encontro neste belo livro é este ódio sacerdotal contra a vida (próprio de pessoas que vivem nos becos escuros)!
Concordamos todos com você, Salomão: "A vida não faz sentido algum, tudo é vaidade e aflição de espírito! Mas nem por isso a vida deixa de ser bela e digna de ser experimentada."

A vida passa a ser mais degustável ainda quanto menor é nossa expectativa de vida. Quanto mais próximos da morte, mais valor damos a ela. Quanto maior a futilidade da vida, quanto maior sua fugacidade, sua transitoriedade, maior é sua intensidade, mais bela fica!

E se não houver nada depois da morte (o que eu acho bem possível...), este é um motivo ainda maior para valorizar a vida, ao contrário do que os niilistas (Dostoievsky, infelizmente, também é um deles)dizem por aí!

Apesar do TANTO FAZ! Eu continuo gostando de viver esta vida, esta existência de TANTO FAZ, porque TANTO FAZ é um leque imenso de possibilidades de TANTOS FAZERES!

2 comentários:

  1. Adorei Daniel!
    Estava preparando um texto pra responder os seus comentários no meu blog, mas vi que este post seu parece continuar com o assunto...
    Mais tarde eu publico aqui o que ia responder pra vc lá.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lunático,

    Antes de qualquer coisa tenho que dizer que concordo com você: TANTO FAZ. E também entendo que esse tanto faz, não é vazio, não é um tanto faz de desesperança, mas vejo no seu texto um tanto faz de possibilidades. E apesar de ter mil sonhos que ajudam meu peito a bater; apesar de meus olhos ainda não terem perdido um certo brilho, talvez opaco por conta das muitas incertezas; pro resto do mundo o que faço ou o que deixo de fazer, se vivo ou se morro não altera nada. O sol vai continuar a nascer e se deitar, o movimento da Terra não vai parar porque uma lágrima minha caiu. TANTO FAZ.
    Mas leia isso:
    "Se procurar bem, você acaba encontrando não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida." Carlos Drummond de Andrade
    Viver apenas, às vezes não nos resta nenhuma outra escolha. Eu vi o edifício da razão ruir e a impotência humana se revelar. Entendi então que a vida não é algo que se controle ou que se entenda. Podemos tentar dar sentido a ela sem esquecer que esse sentido foi dado por nós e não é O SENTIDO. Mas esse sentido nunca fica pronto porque não somos seres acabados, mas abertos a possibilidades e assim o sentido que damos as coisas se altera. Inventamos-nos a cada instante e damos um sentido novo a tudo usando como suporte nossa própria vivencia.
    Viver apenas me parece a única escolha que temos. Tentamos conhecer as regras desse jogo, entender a mente humana; fazer amigos ou nos proteger contra os adversário; conquistar o direito de nos manter, mas no final nada faz muito sentido mesmo, MAS NEM POR ISSO A VIDA SE TORNA MENOS BELA.

    Bjos caro amigo

    Adoro seu jeito de escrever

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!