sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um jeitinho taubateano de ser brasileiro!

Esse ano o povo de Taubaté resolveu se organizar para colocar seu atual prefeito "no olho da rua".

Não posso deixar isso passar em branco, pois estamos bem no final do mandato de Roberto Peixoto e as acusações contra ele constam desde o princípio (isso soou meio bíblico agora...).





Apesar das acusações (ao contrário do que diz o prefeito, com várias provas materiais), o próprio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo deu o parecer favorável às contas da prefeitura de Taubaté no ano de 2007. O link do parecer AQUI e AQUI!!

A câmara de Taubaté, no dia 20 de abril deste ano de 2011, aprovou com 11 votos a 3, as contas da prefeitura no ano de 2007. O TCE rejeitou as contas, num primeiro momento, a prefeitura recorreu e conseguiu o parecer favorável. Reforço: 11 votos a 3!!! VEJA AQUI!

Já não é de agora que o TCE apresenta irregularidades... E todos nós (aproximadamente 0,03% de toda a população brasileira - pra não chutar menos...) sabemos bem as contradições internas do sistema!

Não vou citar outros nomes que não sejam o de Roberto Peixoto aqui, pra não cometer o equívoco de favorecer uma ou outra pessoa, quem pesquisar corretamente encontrará as pessoas que iniciaram os movimentos contra o prefeito. Estou postando neste texto vários arquivos de texto em pdf, sites oficiais, vídeos e links complementares. Quem ama o conhecimento que pesquise mais!

Mal se passou um mês do 11 a 3 do dia 20 de abril, aconteceu uma mudança miraculosa no coração dos vereadores desta cidade de Taubaté: A câmara aprova, por UNANIMIDADE (quase que espontânea!!! algo do tipo TANG, joga na água e vira suco!) , a comissão que poderá cassar Roberto Peixoto. Veja mais AQUI e AQUI











Não pude comparecer à camara nesta quarta-feira. Mas vi um vídeo que gravaram em que os vereadores todos dizem o tão aguardado "sim" (algo parecido com o "sim" de um casamento...) Tenho que confessar que, apesar de ter achado isso muito bom pra começo de conversa, fiquei profundamente consternado pela atitude covarde dos vereadores, hipocrisia lamentável.
Os vereadores se isolaram do povo por meio daquele vidro que grita o esvaziamento da política e total desmoronamento do interesse popular pelos problemas da cidade.

Estamos em uma espécie de ditadura velada. Somos observados na internet (e a maioria acredita que estamos todos seguros na rede), a mídia que seleciona o que irá mostrar e como irá mostrar a realidade para o povo, as escolas que reforçam a alienação das grandes massas e mantém o ideal de rebanho e marionetes.

E o povo foi quem elegeu todos os políticos que temos.

Reconheço, entretanto, que entre o voto dos cidadãos e toda a sujeira política existe muito mais do que nossa vã filosofia pode imaginar!
Devemos saber que o voto dos cidadãos, no contexto de Brasil que vivenciamos, não é toda a solução dos problemas (já que eu afirmei que estamos numa espécie de ditadura escamoteada, camuflada). Entre o nosso voto e o espaço político institucional existe todo um maquinário de poder político. E, querendo os críticos ou não, isso tem relação com empresas, economia e interesses dos próprios líderes políticos.

Felizmente, essa nossa reação de resistência a toda a parafernália do atual "prefeito" é um grande passo dado rumo à emancipação.

E como toda a história não-fictícia, esta nossa possui um "MAS".

MAS precisamos estar conscientes que tirar o PEIXOTO do poder não é suficiente. A Câmara e a Prefeitura (departamentos, secretarias e o diabo a quatro) ainda estão repletas de aves de rapina, de bactérias putrefatórias que também necessitam ser abolidas, pois em uma ferida aberta e podre que, por tanto tempo ficou sem cuidado, o tratamento é bem mais árduo do que nos mostra a superfície repleta de pus e sangue!

Nosso voto não é tão poderoso no Brasil como o nosso otimismo patriótico imaginou. Mas... Tomar consciência disso é um outro grande passo a ser dado. Eis a raiz de nossa emancipação! Desvelar, retirar esse véu de ignorância que o povo tem, enxergar que nosso problema exige muito mais "pé-no-chãosismo" que otimismo.


Alguns links complementares:

http://jornalcontato.blogspot.com/2008/09/roberto-peixoto-cassado.html

http://www.camarataubate.sp.gov.br/Arquivos/noticia2055.pdf
(Relatório final da CEI da ACERT Serviços Administrativos - ler sem pressa!)

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=QLY5gnMpRzQC&oi=fnd&pg=PA7&dq=em+busca+da+pol%C3%ADtica&ots=tlrUxMkTPs&sig=2agSDnudPNpTZQ3jso9DgsEVIEA#v=onepage&q&f=false (Livro "Em busca da Política" de Zygmunt Baumann

http://www.fae.edu/pdf/biblioteca/O%20Principe.pdf (O Príncipe, de Maquiavel)

http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/boetie.pdf (Discurso da servidão voluntária, de La Boetie)

http://www.espacoacademico.com.br/022/22and_rousseau.htm

6 comentários:

  1. Obviedades. Arrisque-se mais. Enumere e desmascare os traidores. Pelo menos, pistas mais objetivas.Não se perca em divagações sobre obviedades.

    ResponderExcluir
  2. Querido Anônimo, concordo plenamente, são obviedades. Mas nem sempre o óbvio é tão óbvio como você pensa...

    ResponderExcluir
  3. Meu caro irmão
    Um texto forte, muito bem escrito, objetivo.
    Ele tem elementos de reflexão, mas é também um texto com armadura.
    Você conseguiu fazer algo que estava velado em sua forma de escrever, é pujante e com toques jornalísticos.
    A segurança com que você escreve me parece um elemento potencial.
    As obviedades devem ser superadas, como disse o Sr. Anônimo, mas ao menos é um passo fundamental na sua escrita.
    Você não é um jornalista, apenas alguém que reflete, seu papel não é investigativo e sim reflexivo. Aprofunde as reflexões, pistas são importantes, mas a crítica é fundamental.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Grego.

    Nos próximos textos irei aprofundar a crítica e as reflexões. Eu quis, nesse texto, organizar do meu jeito as informações óbvias, montar algo linear para depois, durante o desdobramento das discussões e do movimento do povo, poder tratar cada assunto com mais sofisticação.
    Agradeço sua presença, grego, é importante pra mim!

    E agradeço ao Anônimo, volte mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. Ótima compilação dos fatos, Daniel.

    Vamos ver se agora o povo se toca, e não coloca mais esse tranqueira na liderança. O bom também é que, se ele sair, leva junto um monte de laranjas podres. Viu como é política? É que nem merda fresca: quanto mais mexe, mais fede. Começou com o CQC, foi parar no Fantástico, e desencadeou uma manifestação popular em pról do afastamento do excelentíssimo...ahm... deixa pra lá, prefiro não usar o termo que estou querendo usar, mas enfim. Ponto pro povo, dessa vez.

    Abraço Daniel, parabéns pelo blog...Phodástico com "Ph" :p XD

    ResponderExcluir
  6. Grande Irmão,Parabéns pelo texto,está excelente.

    Como o Dario disse:"Ponto pro povo,dessa vez".Exato,dessa vez.Foi "dessa vez" que o povo decidiu agir,"dessa vez" uniram-se e gritaram em alto e bom som..Fora Peixoto!Mas,será que teremos "outras vezes" um protesto significativo como esse?Nosso execelentíssimo Filho da Puta( O Dario não quis falar,eu falo),Prefeito Roberto Sai da prefeitura e leva uma bando de puxas sacos com ele e outro Execelentíssimo "Qualquer Mané" entra e ocupa o cargo que "representa" a Sociedade Taubateana.A probabilidade de entrar um Político como o Peixoto é grande,pois é como a Deputada Cida campos disse:" A corrupção está no DNA do Brasil".E o povo,vai ser rebelar como fez agora?Não creio que isso irá acontecer tão cedo,pois é como o título do seu texto diz: "Jeitinho Taubateano de ser Brasileiro",dê cestas básicas pra alguns que está tudo certo!

    Abraçao

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!