quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Um pouco de música diferente

O que vc acha de ouvir novos tipos de música?

Que tal ouvir Bartók? Conhece?



PARTE I:


PARTE II:



Béla Bartók (aos desavisados... era um homem, apesar de seu nome ser Bela!) nasceu em Nagyszentmiklós (Hungria), hoje Sannicolaul Mare (Romênia) em 25 de março de 1881. Aprendeu música e piano com a mãe, a partir dos cinco anos. Aos oito, perdeu o pai. Estabeleceu-se desde 1894 em Pozsony, atual Bratislava, centro cultural importante, onde fez estudos musicais regulares, embasamento técnico de sua atividade criativa.

Realizou, a partir de 1905, em companhia de seu amigo Zoltán Kodály, a pesquisa sistemática da música popular húngara, revelando-a completamente diversa da que se divulga como tal, ocidentalizada e desfigurada pelos músicos ciganos. Esse levantamento, sempre criterioso e objetivo, daria a matéria-prima fundamental de sua obra, particularmente de 1926 em diante, quando esta amadurece e adquire feição inteiramente original.

A sonoridade de sua música é bem diferente do que estamos acostumados, eu particularmente sou admirador fiel de Bartok. Conheci e toquei (e toco) algumas obras dele nas aulas com minha querida professora de piano, a Cidinha (que tb é fã dele)

Apreciem!

Mais informações, encontre em: http://www.classicos.hpg.ig.com.br/bartok.htm

Um comentário:

  1. Existe uma gravação do concerto para dois pianos, percussão e orquestra, que se não me engano é baseada nessa sonata. É maravilhosa.
    Detalhe: sabe como se pronuncia a cidade onde ele nasceu? Vou tentar escrever, ok? Nódjsentmikulosh. A propósito, ao contrário do que muitos pensam tbm, ao falar, o acento é no A de Bartók, embora venha escrito no O.
    Grande abraço e parabéns pela postagem

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!