sábado, 7 de agosto de 2010

Curtas reflexões sobre o tédio

06.08.2010
12h56m

Algumas horas de sono são suficientes para destruir todo o ânimo existente, e como é interessante o modo como nossas emoções se transformam quando comemos alimentos gordurosos, bebemos ou fumamos. Todo o corpo se modifica. Não quero dizer que se deve manter uma vida saudável sempre, o mal é bom e o bom é mal... Não há muito sentido em manter saudável um corpo que tem por destino a putrefação. Mas também não existe motivo para não se cuidar enquanto houver vida. Cada qual sabe bem o que faz consigo.
Dentro de mim agora se pode ouvir um barulho de violência digestiva e uma linha melódica hipnótica que está me deixando nauseado. É paz! Mas não é uma paz como todos estão acostumados a entender, é um sentimento que beira niilismo, mas que não é totalmente nadificante; uma sensação de onda: quando ela vem traz coisas do mar e leva coisas da areia e tudo é dialético!
O sol está bem forte hoje, irritantemente claro e o frio está arrogantemente grande. Mas talvez seja eu o irritado e o arrogante aqui. Talvez!
Eu fico tão transtornado com o fato de não poder conseguir dormir como pessoas normais... É tão monótono ser diferente! Por outro lado, é tão ridículo ser normal...
Hoje eu consegui experimentar e entender no âmago o que é desejar o nada, o não-ser, as coisas que não se almejam, pois eu quero o nada, quero Hipnos, irmão gêmeo de Tânatos! Luto por adquirir o esquecimento, quero longe de mim a memória e a lembrança. Ser um homo sapiens cansa, tudo o que você faz é pensar, ter sapiência, conhecer, descobrir, duvidar, responder e perguntar novamente. O movimento é intenso na roda da vida, e apesar de ser movimento é um movimento de rotação, de dançar ao redor de si mesmo, de girar feito carrossel, em torno de si mesmo... O que, no fundo, não deixa de ser uma estaticidade absurda, uma inércia completa e idiota. Uma perfeita tragicomédia!
Felicidade, alegria, paz, amor... Quem precisa disso quando se tem o tédio? E, no fim, felicidade demais, alegria demais, paz demais, amor demais são todas as criaturas geradas e geradoras do tédio!
Isso! Exatamente! Concordai entre vós! Realmente, o desejo, o sonho, o objetivo... Lutar por um objetivo nos retira do tédio! E vós ainda acreditais que é São Pedro quem envia as chuvas? Desejar sempre é tédio certeiro, conquistar é apenas um passo para se entediar. De resto, todo o resto é tédio, monotonia e morbidez apática!
Tudo é movimento, disse Heráclito! Hoje eu estou vendo de forma diferente: Tudo é tédio, até mesmo o movimento!

6 comentários:

  1. Olá meu desanimado e insone amigo,

    Não me sinto capaz de dar o contraponto para esse seu momento, mas posso ao invés disso te oferecer minha compaixão, mas não estou falando do sentido cristão da palavra, mas do se real significado -> Compaixão = sentir com... Sentir contigo essa ausência de força que toma o corpo, esse entorpecimento da alma e junto de nós chamo um velho amigo, Drummond e a primeira parte de seu poema É NOITE:

    “É noite. Sinto que é noite
    não porque a sombra descesse
    (bem me importa a face negra)
    mas porque dentro de mim,
    no fundo de mim, o grito
    se calou, fez-se desânimo.
    Sinto que nós somos noite,
    que palpitamos no escuro
    e em noite nos dissolvemos.
    Sinto que é noite no vento,
    noite nas águas, na pedra.
    E que adianta uma lâmpada?
    E que adianta uma voz?
    É noite no meu amigo.
    É noite no submarino.
    É noite na roça grande.
    É noite, não é morte, é noite
    de sono espesso e sem praia.
    Não é dor, nem paz, é noite,
    é perfeitamente a noite...”

    Parece conversa de bêbados no boteco, cada um com suas dores e seus motivos pra dizer, ou calar, é como lhe disse não vou te dar o outro lado dessa sensação, apenas queria dizer-te que comungo dessa ausência de vontade e sentido e sobre isso nada quero fazer no momento apenas quero me deixar levar até onde ou quando não sei...

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ei, comenta meu blog também: http://tudoaquivaimerevelar.blogspot.com/ -> Propaganda é a alma do négócio hihihi. Brincadeira sinto falta dos nossos debates.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. putz, tici! as poesias que vc envia sempre encaixam feito luva!!!!!

    valeu!

    ResponderExcluir
  4. Daniel, vc eh um filósofo! ops vc realmente é um filósofo. rsrsr

    Este seu texto me fez pensar e acreditar que o tédio pode ser mais divertido do que a diversão, e que eu estava certo mesmo achando que estava errado.



    Eliabe Gamaliel

    ResponderExcluir
  5. O meu querido irmão Eliabe! Você não sabe como eu fico feliz em saber que vc também pensa de modo parecido!

    Quem disse que filosofia não serve pra nada! Serve sim! Serve pra se divertir por meio do tédio!

    Tudo está fadado a acabar, acho que apenas o tédio é imortal! kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Chata eu não é que tenho um texto pronto pra tudo?
    Hihihihi

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!