quinta-feira, 31 de março de 2011

Todo dia nós vemos o sol. Raios só podem ser vistos de vez em quando

Nada nas pessoas é tão maravilhosamente sutil e incrível quanto a comunicação que fazemos sem uso de palavras. Quando o olhar é capaz de dizer coisas que a boca não poderia expressar com linguagem, ou quando os lábios, em um sorriso, demonstra a beleza de uma mulher. E beleza não é apenas corpo, é todo um contexto, é toda uma complexidade, é todo um mistério... Um mistério que pode ou não ser desvendado, apenas quem se aventura, quem se arrisca, quem sabe apreciar paisagens e observar os mais belos detalhes é que pode descobrí-los.

Tenho percebido que é mais forte a tendência de ser atraído por pessoas e lugares distantes do que pessoas e lugares próximos. Gostaria muito de saber por quais motivos os deuses traçaram essa outra linha no destino... Sarcasmo! Sim, eles sentem prazer em ver-nos correndo de lá para cá, daqui para lá com esses vínculos afetivos e com esses laços sociais etc. Mas não posso negar: todos estes obstáculos tornam tudo muito mais interessante, tudo mais intenso. E se conheço alguém que é tão cheio de riquezas, tão repleto de sonhos e sabedoria, então eu sou levado a valoriza-lo ainda mais.

Mas como ela disse: "distância é um fator relativo". E talvez seja mesmo...

Talvez esse tipo de pessoa que nos fascina com tanta facilidade, com quem vemos afinidade e mais uma porção de coisas em comum, estejam mesmo espalhadas por este vasto planeta, esperando serem encontradas. Ou talvez elas sejam tão escassas que seja necessário busca-las em outros lugares, encontra-las em cidades diversas. De qualquer forma, é coisa rara a existências de pessoas especiais, daquelas que nós contamos nos dedos, sabe? A grande maioria dos sujeitos andantes que vemos não passam de seres andantes com cabeça, tronco e membros...

Eu encontrei uma dessas pessoas especiais em um lugar bem distante, jamais esquecerei seu semblante, e nunca esquecerei sua amizade. Só porque a conheci tão pouco, não significa que eu não eu tenha motivos para esta admiração. Afinal, um raio, por mais curto que seja, causa tanto espanto, tanta admiração e fala tantas coisas sobre a natureza quanto 12 horas de brilho contínuo do sol.
Afinal, os detalhes são sempre tão mais preciosos do que as coisas óbvias que são jogadas nos nossos olhos.

Para: Nay

8 comentários:

  1. Os deuses estão paradinho. É nós e toda a conjuntura de relacionar que nos remete a isso ou aquilo. Quanto ao sol? Gosto de uma frase que diz: "O Sol depois da chuva é sempre mais bonito que o sol de todo dia." GC - Precisamos somente nos deixar pela leveza de ser gente e quebrar a casca que envolve nossos afetos.

    ResponderExcluir
  2. Eu posso estar 'perto' de tantas pessoas, mas longe de todas elas... Mas os caminhos que escolhemos percorrer são generosos às vezes. Foi assim dessa vez. Longe eu vi um raio, e sua luz rara me fez companhia. E num buraco no 'tempo/espaço' essa luz pode continuar brilhando.

    Obrigada pelas palavras...
    Obrigada por te conhecer!

    ResponderExcluir
  3. oi, nay! Escrevi isso de todo coração pra vc, rs! Espero poder reencontra-la mais vezes, para fazermos nossos trovões ecoarem juntos, rsrs!

    Citação do buraco espaço/tempo foi legal, rsrsrs, roubou minha frase!

    bjoes!

    ResponderExcluir
  4. Não roubei. Foi pensamento compartilhado. rsrs

    Que privilégio ter um texto seu pra mim! Ainda vou lê-lo muitas vezes.

    Até breve. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. pensamento compartilhado, sincronia etc.

    que bom que vc gostou, nay!

    até breve, bejão

    ResponderExcluir
  6. Aí Daniel,
    Mandou bem. Lindas palavras e elas expressam lindos sentimentos. Voces dois... acho que está escrito nas estrelas que o caminho de voces fosse se cruzar, e desse encontro um clarão, uma luz, um sol nasceu. Quem sabe pra iluminar a vida de voces dois. Por quanto tempo?... Eternamente enquanto durar...

    ResponderExcluir
  7. Ótima relação de distância e afeto, Daniel. O começo do seu texto me leva ao propósito de Mendelssohn, ao escrever as "Canções sem Palavras"... Estou vivenciando isso no momento, e acredito que a condição a qual eu me vejo e sinto, caiba mais na sua frase, de que pessoas assim, especiais, são "tão escassas que seja necessário busca-las em outros lugares, encontra-las em cidades diversas"...e eu por ironia (ou não), encontrei a pessoa especial justamente na minha cidade natal, rs. Abraço Daniel, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. Poxa, Dario, fico feliz por vc encontrar a pessoa especial tão longe (e confesso, com um brasa pequena e inocente de inveja...! rsrs).

    Que bom que vc gostou do blog, cara! Fico feliz mesmo!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!