quinta-feira, 17 de março de 2011

Fenomenologia do EU

O "EU" é tão terrível apenas porque mostra a real condição existencial humana. O "EU" é tão terrível porque mostra que não há solidez na personalidade, que somos um devir contínuo, uma eterna construção. Isso dá medo. E nossa sociedade ocidental judaico-cristianizada foi condicionada a acreditar que o EU é sempre mal, e que, portanto, precisa ser assassinado. Aquela discussão sobre natureza humana pecaminosa que por tantos séculos foi alvo dos "estudos" dos teólogos, sabe? ...

De fato, o EU é apenas uma ilusão que foi sendo construida na nossa mente. Não há definição de EU, justamente porque ele está sempre sendo construido, é completo movimento, é dinâmico. Eis aí a explicação porque ninguém consegue dizer quem é. E se não podemos descobrir, ao menos, quem somos, como poderemos saber de alguém que tenha um EU SUPERIOR???

Poucas são as pessoas que assumem o risco de serem elas mesmas, porque isso implica coragem de enfrentar a maré, de remar contra os padrões estabelecidos e contra os dogmas que nos dizem que devemos ser alguém diferente do que somos...

E as pessoas que assumem o risco de serem elas mesmas, assumem também o risco de viverem com a incerteza. E é exatamente isso que os religiosos (mesmo aqueles que dizem não sê-los) não querem aceitar, a insegurança de sua existência - esta insegurança que a realidade e existência de si mesmos sempre lhes testifica na consciência... Por isso dizemos que a maioria destes que fogem de si mesmos, fogem para qualquer caminho que prometa estabilidade, segurança e conforto imóvel! (mas nunca encontram, portanto buscam por toda a vida, desesperadamente!) - Se eles aceitassem a incerteza, depois de um tempo teriam bem menos conflito, bem menos problemas de encarar a realidade, porque entenderiam que estão aqui para se construir, se destruir e reconstruir e fazer isso até a morte... Mas eles preferem mesmo o engano das palavras metafísicas que são bem cômodas, pois projetam na tela da fé aquilo que eles desejam: Estabilidade!

Paulo foi um desses covardes que não se suportava, que vivia desesperado tentando fugir de si mesmo, a mesma imbecilidade de alguém que tenta fugir de sua sombra! E este mesmo Paulo foi quem destilou toda a sua doença sacerdotal judaica para o resto do mundo.

A maior parte das pessoas que sofrem por depressão e doenças do tipo poderiam encontrar a causa de seu sofrimento se aprendessem a aceitar quem elas são sem necessidade das máscaras sociais (e religiosas).

Entretanto, o mais fácil é negar a si mesmo (como diria as escrituras), o mais fácil é negar que existe movimento, negar os instintos que estão em nós e que constituem tanto nosso caráter como nosso pensamento, e que são responsáveis pela nossa existência e pela luta constante de sobreviver aqui.

Sempre desconfiei de Paulo, agora eu tenho certeza. Ele odiava a vida e desejava nunca ter nascido! Ele morreu, mas, infelizmente, sua doença se alastrou por todo mundo! (Se eu fosse Jesus, ficaria muito puto se alguém, como Paulo, deturpasse tanto o que eu dissesse!)

4 comentários:

  1. Muito bom!
    É o seu "eu" equipado de Nietzsche em seu "O Anticristo". Ou não. Interessa que realmente é isso.

    ResponderExcluir
  2. hahaha! Bem colocado!!! Vc captou né? Tem uma pitadinha de Sartre e um pouquinho de Heidegger, mas é bem sutil o sabor, kkkk!

    ResponderExcluir
  3. Bem Daniel! EU sim uma palavra bem difícil de conceituar,entretanto acho que quando queremos estabilidade não estamos querendo fugir, mas só parar de correr, só parar de buscar explicações para coisas que nossa pequena estadia na terra se quer um dia poderão explicar,é parar de buscar por respostas que jamais nos serão tangíveis, deste momento em diante quando tomamos ciência disto é que decidimos crer!! kkkkkkk você falou pra comentar!!!!

    ResponderExcluir
  4. E ai, ivanildo! tudo bem? Cara, fique sempre à vontade para comentar aqui, vc é sempre bem vindo.

    Como diria Sartre: "Eu discordo de você, mas você tem todo o direito de pensar diferente de mim!" kkkkkkkk

    Abração, cara!

    (obs: vc foi bem coerente, rs)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!