quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Quem é meu próximo?

Tenho por mim - aprendi muito bem essa lição - que a pior coisa a se fazer é ajudar o próximo, porque o próximo nunca é tão próximo quanto pensamos. Sou a favor de que cada próximo ajude a si mesmo, e só se estiver totalmente desapegado e capacitado de maneira adequada deverá ajudar um próximo que estiver por perto... E aqui sim sou favorável ao "dar sem esperar nada em troca" que o Jesus ensinou.

Próximo é quem está perto, ou seja, minha própria sombra! Quem decide tudo na minha vida sou eu mesmo, quem escolhe A ou B (ou C) sou sempre eu! Quem sofre a angústia de escolher C e experimentar a dor de não ter escolhido A ou B, também sou eu. Então o próximo mais próximo de mim, sou eu mesmo!


Fato é que o único cristão morreu numa cruz, todo o resto é apenas palha, ninguém é cristão! Ninguém oferece a cara a tapa, ninguém ama seu inimigo, ninguém quer o bem do outro... Ninguém morre pelo próximo... A história da nossa linda humanidade tem provado que o próximo é aquele que é colocado em fogueiras, torturas, acusado sem direito de defesa, invejado e excluído. O próximo de quem Jesus falou é sempre aquele que nós mais afastamos! Logo, já não é próximo, mas distante!

Mais uma vez aprendemos a lição. Jesus estava um tanto equivocado ao dizer que o próximo é quem está fora, o outro, as pessoas ao redor... (ou será que interpretaram errado o que ele disse? Bom, isso também é uma constante em nossa história: a deturpação de tudo o que dizem os sábios!)

6 comentários:

  1. daniii agora que eu vi a mudança do blog, ficou legal kspaokospkposa
    e o texto eu já tinha visto , pra bom entendedor - pingo é i NÉ ! ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu discordo do q vc falou.
    Qdo Jesus diz pra amar o próximo como a ti mesmo, é pra vc tratar os outros como gostaria de ser tratado, e qto a amar seus inimigos, é aquela coisa de tentar parecer ao máximo com Jesus; Ele ama a todos, e não desiste e tê-los ao seu lado, inclusive quem xinga ele e mata os fiéis q O amam.(Mateus 5:43-48)

    A grade questão é q Deus não nos diz coisas pra q nossa vida na Terra seja boa, pelo contrário, ele deixou bem claro que seremos perseguidos, mortos, maltratados (isto é, chamados de idiotas, de tapados, de hipocritas...) justamente porque O seguimos e tentamos parecer com Ele.
    A grande questão é a Salvação (q num tem nada ver com o inferno..rs), q Deus nos quer junto com Ele sem mais pecados, sem dor, sem tristeza nem doenças... Mas por causa do pecado as coisas estão uma merda, e fica cada vez mais dificil nadar contra a maré.
    Pq cristão que está junto com a maré, está na direção errada.Tiago 1:2-3/2 Timóteo 3:12-14/Mateus 5:11-12

    :)

    ResponderExcluir
  3. Então, Lita. De fato, você não discorda de mim. só chegamos a conclusões parecidas por caminhos diferentes.

    bj!

    ResponderExcluir
  4. pois é, depois q eu postei e li, eu percebi isso XDDD

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão Daniel! Parabéns velho =)!!!

    Só para comentar um pouco do que a Talita escreveu:
    "...sem mais pecados, sem dor, sem tristeza nem doenças... Mas por causa do pecado as coisas estão uma merda, e fica cada vez mais dificil nadar contra a maré."

    Vendo isso fico me perguntando sobre o que é chamado de pecado? Aquilo que nos é passado para não se fazer porque as escrituras dizem que é errado e a religião impõe como regra? Ou qualquer ação do homem que prejudique outras pessoas ou até mesmo a si próprio?
    Se seguir a linha de raciocínio da minha primeira pergunta e a afirmação de que o mundo está uma merda por causa do pecado, então posso dizer que por causa de homossexuais, de ateus, de pagãos, de bígamos e muitas outras pessoas que mesmo no seu canto sem fazer mal a nenhum ser também são os culpados pelo mundo estar assim.
    Agora se eu for pelo outro pensamento, então pecado é todas essas ações e sentimentos que fazem parte do ser humano: preconceito, indiferença, ganância, ambição, desejo, ódio e todas outras coisas que levam o homem a matar, roubar, enganar, destruir e foder de tudo quanto é jeito outros homens, isto pra mim pode ser considerado pecado, então alguns religiosos também são pecadores, tem preconceitos, tem ódio, tem o desejo de destruição...

    Bom, fugi um pouco e viajei... rs... Mas queria falar isso de alguma maneira, sem prolongar e encher linguiça aqui...
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Caro, Felipe, meu comentário sobre o seu comentário não coube nesta caixa, kkkk! Então, fiz um dedicado apenas a você, veja quanto privilégio, hein!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!